terça-feira, 13 de abril de 2010

Locke: do Liberalismo à Independência que iluminou o mundo

Grupo Pauta Livre

Filósofo inglês, John Locke viveu na segunda metade do século XVII e desenvolveu teorias ligadas às relações sociais e as formas de governo de sua época, tendo participação fundamental na Revolução Inglesa. Era burguês, mas se aproximou muito da nobreza pelo fato de ser médico. Assim conseguiu desenvolver seus pensamentos políticos muito precisamente.


Uma das mais importantes teorias desenvolvidas por ele se trata do empirismo, filosofia que até hoje pode ser observada em certas formas de governo ao redor do mundo.  Chamada de “Tábula Rasa”, a teoria de Locke afirma que todos os seres humanos nascem iguais e sem reter absolutamente nenhum conhecimento, esse é adquirido a partir da prática e da experiência ao longo da vida. Além disso, o chamado “estado de natureza”, também citado por Hobbes em suas obras, para Locke é o estado de igualdade e harmonia entre os homens.

Participou da Revolução Gloriosa na Inglaterra (1688-1689), momento histórico em que se deu início o Liberalismo do século XVII, onde se originaram as idéias da existência de leis naturais do contrato entre governantes e governados, da autonomia entre os poderes de Estado, do direito à revolta, entre outras, consideradas pontos básicos da liberdade humana.

O ideal iluminista de Locke expandiu-se pela Europa e teve grandes repercussões na América. No caso dos EUA, as idéias do filósofo serviram de base para a sociedade e seus políticos no processo de emancipação, como na declaração de independência dos Estados Unidos da América, a qual teve participação fundamental de George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, contra a arbitrariedade do governo na época.

A Independência das treze colônias inglesas da América do Norte foi um movimento de grande importância, pois foi o primeiro movimento de descolonização que alcançou resultado efetivo, sendo considerada como uma das Revoluções Burguesas do século XVIII. Vários movimentos que caracterizaram a ascensão da burguesia, ao longo do século, também foram apoiados nos ideais liberais de Locke.

John Locke transformou a maneira de pensar de grande parte do mundo, desde a então metrópole Inglesa, na qual o Liberalismo foi iniciado, ou até mesmo na antiga colônia norte americana, hoje maior potência econômica mundial, que ainda expandiu seus ideais para outras ex-colônias de toda a América.

Um comentário:

  1. Bom texto. John Locke deu as bases para o liberalismo que até hoje é uma linha muito utilizada. Um bom exemplo é a influência na constituição americana e que está presente até hoje nessa sociedade, por exemplo, com o "American way of Life"
    Grupo Nós

    ResponderExcluir