A Lei de Terras de 1850 capitalizou a propriedade, tornando-a acessível para pequenas parcelas da sociedade. Ainda hoje, grupos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), lutam pela conquista e a legitimidade de seus direitos e sua igualdade.
O MST é um movimento de âmbito nacional surgido no ano de 1984 e que reivindica a reforma agrária no Brasil. Sua ideologia é baseada nas teorias de Karl Marx – o trabalho deve ter supremacia sobre o capital - e na Teologia da Libertação – que une a força política com religiosa -, que são aplicadas nas escolas criadas em assentamentos do próprio movimento. A construção de uma sociedade igualitária na qual a terra é estabelecida como um bem comum e que deve estar a serviço de todos é seu principal objetivo. Tendo como símbolos a foice e o martelo, o numeroso grupo de homens, mulheres e crianças tentam, por meio de suas invasões a grandes propriedades, mudar a realidade brasileira.
A propriedade sempre foi um assunto polêmico no mundo. De acordo com a obra Leviatã de Thomas Hobbes, o homem, em seu estado natural, é igual a todos os outros. A igualdade, segundo o autor, colocaria os homens em uma guerra de todos contra todos, uma vez que os interesses são comuns. A desigualdade seria, portanto, necessária para o equilíbrio social. Outra colocação encontrada na obra é que a propriedade privada é resultado do esforço físico e intelectual daquele que a conquistou e este direito é garantido por leis definidas no contratualismo.
A Constituição Brasileira é composta por leis que visam à proteção da propriedade privada. Para o MST, a terra, sendo um direito social, torna a ação de invadir legítima. Em contrapartida, os proprietários consideram que estão no seu direito ao usar da violência para com aqueles que invadem suas terras, de forma a manter aquilo que conquistaram. A teoria de Hobbes é descoberta nesta relação uma vez que o equilíbrio social é abalado pela igualdade que MST reivindica. Outro aspecto hobbesiano é a existência da própria Constituição Brasileira que não pode ser contestada e está sujeita a punição tornando-a uma espécie de soberano.
Os obstáculos encontrados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra em tornar a igualdade algo concreto têm inseridas idéias do pensador Thomas Hobbes. O Estado brasileiro acabou tornando-se o grande soberano que Hobbes tanto aclamava, o Leviatã.
Vixi, esqueceram de colocar o nome do grupo.
ResponderExcluirBUSCA DA RAZÃO