segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os Federalistas da América

Grupo Pauta Livre

“O Federalista”, obra formulada por James Madison, Alexander Hamilton e John Jay é uma série de 85 artigos que defendiam e argumentavam para a ratificação da Constituição Americana. Esse livro é uma compilação do resultado de reuniões ocorridas na Filadélfia no fim do século XVIII para a ratificação da Constituição.


Com ela (Constituição) em vigor, Hamilton, Madison e Jay continuaram a participar efetivamente dos processos políticos norte-americanos: Madison como um dos fundadores do Partido Republicano (ao lado de Thomas Jefferson), Hamilton como o primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos e junto de John Jay, foram conselheiros de George Washington, presidente dos EUA em 1789. Jay ainda seria presidente da Corte Suprema.
O “Federalista” possui três aspectos em seus escritos que merecem ênfase por serem os principais pontos da obra, e o foco das mudanças propostas por Madison, Jay e Hamilton: convencer a população de Nova York de que o governo confederalista deve ser substituído por um federalista, separação dos poderes e por último a República como nova forma de governo.

E os ideais federalistas não ficaram apenas nos Estados Unidos, também tiveram sua representatividade no Brasil. Em 1893 foi desencadeada, no sul do país, a Revolução Federalista, que teve como causa principal a instabilidade política gerada pelos federalistas. Eles exigiam que o governante da província do Rio Grande do Sul, Júlio Prestes de Castilho, eleito pelo voto popular, fosse deposto e ainda reivindicavam um plebiscito para escolher uma nova forma de governo, que seria federalista. A revolução ganhou repercussão e rapidamente tornou-se uma guerra civil. O então presidente da república, Floriano Peixoto, utilizou a força militar para socorrer Júlio de Castilhos e assim conseguiu seu objetivo: contornou a revolução e controlou os federalistas.



A tão desejada autonomia da província do Rio Grande do Sul não foi conquistada, mas ficou o registro da primeira grande manifestação federalista do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário